terça-feira, 29 de março de 2011

Entendo um pouco mais meu pai

Esses dias no Facebook uma amiga postou um comentário sobre mediocridade do meio científico. Discutimos um bocado e concluímos que deveríamos tentar não ser medíocres.

Hoje fui ao Museu... meu maior intento era visitar meu apartamento. Mas ninguém teve tempo de me levar lá... todo mundo ocupadíssimo. Mesmo assim tiveram tempo de mostrar o laboratório. Daí bateu o peso da responsabilidade. Quero voltar. Uma sala com meu nome na porta em pleno Botanisches Museum... uma mesa em L monstruosa, um pc possante só pra mim, com uma vista bonita pro Botanischer Garten e a biblioteca dos meus sonhos à minha disposição, além de uma copiadora pra eu tirar quantas cópias eu quizer. Microscópios de última geração da Zeiss... se brincar nem sei mexer nakilo. Um único problema existe: eu não entendo praticamente nada do que eles falam. E to começando a duvidar que eles entendam algo que eu falo. Diante do peso dessa responsabilidade vim pensando no caminho de volta pra casa: quero voltar. E pior, sem nem ao menos ter começado o trabalho. Pode parecer uma tola conclusão, mas o fato é: apesar de querer fugir disso, não consigo. Eu nasci mesmo pra ser medíocre. E nem mesmo as oportunidades que já tive e que estou tendo parecem conseguir mudar isso.

Eu nunca me achei... nunca fui esnobe (pelo menos tento). Mas a vinda pra Europa serviu pra me mostrar e eu sou a segunda pessoa depois de ninguém. E olha q nem pra ser servente eu tenho dom. Meu pai que é forte viu. Esse sim consegue enfrentar um monte de coisas pra sobreviver. Roceiro, cantor, caixa, vendedor, servente, motorista... quantas coisas ele teve de enfrentar. Acho que de todas essas coisas que ele fez a única coisa que eu poderia fazer é trabalhar na roça. Idéias não me faltam, mas o talento pra executá-las... aí é que tá.

3 comentários:

  1. Calma, Wel! Não se sinta assim. Muito disso é apenas choque inicial, pois tenho certeza de que é mesmo uma realidade muito diferente da nossa.
    Muitas vezes penso o mesmo que você, e acho que sou desprovida de talento para qualquer coisa nessa vida. E isso, em parte, é culpa da facilidade de obter informação que faz com que vejamos coisas incríveis das quais não somos capazes de fazer, e acabamos nos cobrando ser pessoas ideais, ter talentos ideais. E você é muito talentoso, mais talentoso do que muitos.

    Respire, não entre em pânico. O máximo que irá acontecer é você poder ter o orgulho de dizer que tentou mas não conseguiu. Mas não deixe de tentar. Dê a si mesmo esse orgulho, você se esforçou e muito para estar aí.
    Eu sempre estarei torcendo por você.
    :*

    ResponderExcluir
  2. Força, Wel! Desanimo, medo,falta de confiança: normal sentir tudo isso perante o desafio que está vivendo. Vc está indo bem e já estamos todos orgulhosos!
    Boa sorte e mto ânimo!
    Tira uma foto da sala com o seu nome e posta p a gente???? Muito chiqueeeeeeeeee, meu beeeem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir